Muita farra na adolescência? Cuidado, pois quem paga caro é a sua saúde!

farra na adolescência

A garotada não está para ficar em casa quando tem um mundo e uma noite lá fora para aproveitar! O problema é que a fatura de muitas horas de folia é bem pesada!

Os jovens se acham eternos e fica difícil não cometer excessos quando se tem a vida pela frente. Mas muita farra na adolescência faz mossa. Mais tarde o corpo e a saúde acabam por se ressentir!

As consequências de muita farra na adolescência

Shows, baladas e festas. Atrativos para que os adolescentes troquem noites de sono por horas de farra não faltam! Mas o pior vem depois! Tem inúmeras doenças associadas à privação de sono. Você sabia que alguém que dorme menos de oito horas por dia tem mais chance de vir a sofrer de problemas de coração? Pois é! Agora pense nos adolescentes que você conhece. Algum dele dorme essas oito horas diárias sem interrupção? Dá para ver como esse quadro é crítico!

Obesidade e problemas cardiovasculares

Não é novidade para ninguém que muitos jovens são obesos devido a não dormirem devidamente. Porém, um estudo recente, levado a cabo pelo Hospital Geral Infantil do estado do Massachusetts, vai mais longe! De acordo a equipe de especialistas que liderou o projeto as consequências da farra na adolescência vai muito além do aumento de peso. Esses jovens que muito se divertiram e pouco descansaram estão em risco de desenvolverem problemas cardíacos.

A fraca qualidade de sono dos nossos adolescentes

O problema não é só o fato de os nossos jovens dormirem pouco. O problema é que o pouco que dormem não tem qualidade! Os horários trocados, a televisão até altas horas da madrugada, as conversas nas redes sociais e as telas dos celulares acabam retardando a chegada do sono.

Atualmente, um adolescente dorme em média sete horas mas com interrupções. Um valor perfeitamente aceitável no caso dos adultos, mas que no caso dos adolescentes podem ter consequências drásticas.

Dormir bem é fundamental para os adolescentes

Uma noite bem dormida é fundamental para que o organismo se repare. E é por isso que os adolescentes habituados a noitadas incorrem o risco de problemas caidiovasculares futuros. A falta de descanso está diretamente ligada ao aumento de gordura, colesterol e hipertensão.

De acordo com Elsie Taveras, um dos elementos da equipe do Hospital Geral Infantil do Massachusetts, “os pediatras devem estar conscientes de que a má qualidade do sono está associada a um risco cardiometabólico acrescido. É preciso tomar medidas preventivas para reduzir ou mesmo acabar com esses e outros fatores nomeadamente o stress, o ruído e o consumo de cafeína”.

Não queremos aprisionar os nossos jovens em casa durante os seus tempos de lazer, mas incutir a moderação para que cresçam felizes e saudáveis.

Saiba mais sobre a importância do sono na rotina dos adolescentes.

Dormir bem é fundamental! Entenda as razões.

Written By
More from Ariana Ferri

Gel caseiro de babosa e óleo de coco para cuidar da pele

Uma mistura bombástica de dois ingredientes maravilhosos! Quer saber mais? Quais são...
Read More

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.