Nunca fui no ginecologista! E agora?!

primeira ida no ginecologista

A saúde sexual e dos órgãos reprodutores ainda causa embaraço para muitas mulheres que vivem retardando sua ida no ginecologista.

Se tem mulheres que encaram a ida no ginecologista com naturalidade, tem outras para quem esse momento é algo de muito aterrador. Por culpa de tabus e receios infundados, muitas mulheres vão protelando sua visita ao especialista até ser tarde demais!

A importância de ir no ginecologista

Esses profissionais de saúde existem para ajudar você. A percepção que eles terão do seu corpo e da sua intimidade será sempre de um ponto de vista clínico. Eles não vão julgar a sua experiência nem a falta dela. Além de que no aparelho reprodutor feminino podem ocorrer doenças que nada terão que ver com a sua sexualidade. É preciso fazer uma monitorização regular para poder tratar qualquer eventualidade. Daí que seja muito importante que seja vista por um ginecologista com regularidade!

Medos e receios

Uma das razões que mais atemoriza centenas de mulheres que evitam a sua primeira ida no ginecologista como se da morte se tratasse é o próprio exame. Elas julgam que esse pode ser extremamente doloroso. Sobretudo se nunca tiveram relações sexuais.

Junte-se a isso aquele pavor de exporem a sua intimidade e de poderem ser julgadas. A vergonha face ao seu próprio corpo, a falta de autoestima ou a hipótese de terem de lidar com um médico homem também deixa muitas mulheres reticentes.

Quando deve ser feita a primeira consulta de ginecologista

Num mundo perfeito, esse momento deveria acontecer durante a adolescência, logo após a primeira menstruação. Seria importante que essa oportunidade acontecesse antes de dar início a sua vida sexual. Porém, esse continua sendo um tabu muito grande entre pais e filhas. Se os pais não tomam a iniciativa, as filhas provavelmente vão sentir vergonha em puxar esse assunto. E por essa razão também muitas mulheres chegam na idade adulta sem nunca terem sido examinadas por um profissional da área.

Esse é o seu caso? Pois bem, saiba que não está sozinha! Mas o que é importante reter é o seguinte: ainda vai a tempo! Agora é altura de dar esse passo e de perder suas inibições em prol da sua saúde! Como? Sabendo tudo o que se passa durante uma primeira consulta de ginecologista!

Preste atenção!

Tudo o que você precisa saber sobre a primeira ida no ginecologista

Não espere até que aconteça um problema ou suspeite de alguma coisa para romper com essa barreira.

A consulta ginecológica tem um pendor preventivo. É importante monitorar o seu aparelho reprodutor para, caso seja necessário, diagnosticar o quanto antes e avançar para um tratamento.

É importante que você deixe de encarar o seu médico como um estranho e que o veja como um profissional de confiança.

Lembre que o seu médico tem obrigações de sigilo. É a ele a quem você deve recorrer para falar abertamente sobre o seu corpo e para tirar todas as dúvidas que você possa ter sobre sexualidade. Quer saber como funciona uma camisinha para mulheres? Questione o seu ginecologista! Se não estiver à vontade para falar abertamente com a pessoa que está na sua frente, só tem uma coisa a fazer: mudar de médico!

Conte o seu historial e coloque as questões certas.

Você não deverá abandonar a sua primeira consulta sem a resposta a essas duas questões: Tirar dúvida sobre a examinação a que está sendo submetida e verificar que anticoncepcional é o mais indicado para você.

Os exames médicos não são tão assustadores quanto isso

A escolha dos exames vai depender se você tem ou não uma vida sexual ativa. Se a resposta a essa pergunta for positiva, a metodologia usual é o ‘Papanicolau‘. Caso contrário, a observação será menos invasiva e superficial. Ultrassons para detetar cistos ou nódulos mamários também são frequentes em ambos os casos.

Nada é doloroso. O que você sentirá será apenas um desconforto, provavelmente mais emocional que físico. Quando tudo se estiver tornando mais rotineiro, passado o medo inicial, será bem mais tranquilo!

Confira os detalhes da primeira ida no ginecologista!

Saiba mais sobre o sexo dos astros. Veja que celebridades escolheram 2018 para revelar a sua orientação sexual!

Written By
More from Ariana Ferri

Maria Flor ganha primeiro carro aos três anos e volta a deixar a internet babando!

Maria Flor volta a fazer das suas. Fotos da menina ao volante...
Read More

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.